Publicado por: alandamotta | setembro 15, 2010

Ambientalismo x Fanatismo – a idéia do desenvolvimento sustentável

Diariamente os ambientalistas são deparados com críticas com relação ao modo de proliferar a idéia de proteção do meio ambiente no meio social. Porém, deve-se distinguir o que vem a ser ambientalismo de fanatismo ambiental.

Ambientalismo é um movimento social que consiste em proteger o meio ambiente em todos os segmentos, nunca se esquecendo do sistema capitalista em que vivemos, considerando que os recursos naturais não são infinitos e que há de vir futuras gerações que precisarão dos mesmos.

Já o fanatismo ambiental são cadeias oriundas de um grupo em que não se preocupa com a realidade política de determinada época, realizando ações não comuns para a proteção do meio ambiente, onde pode até mesmo nascer o terrorismo ambiental, um novo segmento que deve ser rechaçado pelos verdadeiros ambientalistas, pois, apesar de tentar proteger o meio ambiente, o ser humano deve ser colocado em conjunto com todo o meio natural, e não separar o meio natural do homem, podendo ocorrer tanto por um lado a destruição da natureza, quanto pelo outro a destruição do homem pela natureza.

Portanto, as idéias de proliferação e educação ambiental moderno se destacam pelo fato de estarem coligadas com toda a realidade política, como no mundo onde se evidencia a aplicação do Desenvolvimento Sustentável, que é a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade correlata através do capitalismo, não deixando de crescer normalmente, apenas adequando maneiras sustentáveis para a continuação da existência do meio ambiente, com mecanismos instrumentais capazes de ajudar a coligar um ao outro, sem confrontar o próprio capitalismo.

Alguns detestam falar em ambientalismo, misturando a idéia central com a idéia de fanatismo, o que não deve prevalecer. Se existem os fanáticos, estes mesmos estão sendo contra a própria ordem ambiental mundial onde prevalece o desenvolvimento sustentável, e não o não desenvolvimento e a paralização total do uso dos recursos naturais.

O uso dos recursos naturais deve continuar, mas adequado aos meios necessários de sobrevivência da sociedade, devendo-se conjunturar o consumismo necessário ao uso correto e sustentável do meio ambiente, para que as futuras gerações também possam usufruir dos meios naturais que necessitarem.

A humanidade vive na presente data com o mecanismo do desenvolvimento sustentável, onde se configura com força e evolução em toda a sociedade do globo, posto que a convivência harmoniosa e pacífica com o meio ambiente é necessária para que os nossos netos possam respirar e viver com qualidade de vida no futuro.

É concreto que o ambientalismo é diferente do fanatismo, ambientalismo é o movimento social que respeita tanto a natureza ambiental quanto humana, que tenta configurar a harmonização dos dois na Terra, sem prejudicar nem um, nem outro, e o fanatismo é o oposto, que prejudica o próprio homem, que como ser racional se torna ignorante diante da omissão da realidade política em que vivemos.

Há de se proteger o meio ambiente através das leis, das normas internacionais com rigor e respeito, tendo como chave central a educação ambiental, pois sem ela, o homem pode acabar tanto com a natureza, e, consequentemente com a própria raça. Neste diapasão, num futuro próximo, se não ocorrer a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na prática, os fanáticos irão perturbar a sociedade com terrorismo ecológico para que a sociedade acorde, o que não deve ser o ponto final para que a sociedade realmente acorde para a realidade da degradação ambiental.

Conclui-se que os verdadeiros ambientalistas respeitam, claro, a natureza, mas também, o modo de vida social capitalista, apenas cominando na aceitação de políticas ambientais que solidifique a harmonização dos dois, leia-se, o crescimento econômico sustentável. Sendo assim, o próprio ambientalismo é o refúgio e a proteção do sistema capitalista contra o fanatismo ambiental e o terrorismo ecológico.

Anúncios

Responses

  1. Parabéns pelo texto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: