Publicado por: alandamotta | novembro 26, 2009

Copenhage e um novo futuro

Em substituição ao atual Protocolo de Kyoto, diploma internacional para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, a Conferência da Organização das Nações Unidas, em Copenhage, que acontecerá nos próximos dias, entre 7 e 18 de dezembro, estabelecerá novas metas de redução, e, digamos que, graças ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que nestes dias falou que os EUA irão adentrar ao novo “protocolo”, informou que pretendem reduzir suas emissões em 17% até 2020, 30% até 2025, 42% até 2030 e 83% até 2050.

Diante do novo posicionamento dos EUA, agora teremos uma solidificação de um diploma internacional que encare o problema das mudanças climáticas mais rigidamente. A humildade de Obama, ao aceitar que o mundo necessita de reduzir suas emissões para não cair em colapsos ambientais, foi triunfal para torcermos para o sucesso da reunião de Copenhage em dezembro.

Aguardamos com otimismo que as novas metas para a redução dos gases de efeito estufa sejam reais perante todas as organizações científicas que estudam o problema, a redução deverá pautar-se mais em tecnologias limpas para os países desenvolvidos, e nos de desenvolvimento, a transferência destas tecnologias, e a redução dos desmatamentos.

Mais de 60 líderes mundiais estarão na reunião, e não podemos esquecer que, uma das principais consequências das mudanças climáticas é a diminuição do PIB mundial, conforme aduz o “Relatório Stern” (coordenado pelo economista do Banco Mundial, Nicholas Stern).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: